Viver Com Cristo

Como turbinar as redes sociais da sua igreja – O Guia Absolutamente Completo

Redes Sociais Igreja

Quais redes sociais utilizar na minha igreja? Como ter ideias criativas de postagens que gerem interação, curtidas e comentários? Quantas publicações postar por semana?

Essas e MUITAS outras dúvidas fazem parte da vida de todo líder que deseja impulsionar as mídias sociais da sua igreja.

Todos conhecemos o grande impacto das redes sociais nas nossas vidas e a importância de usa-las ao nosso favor. Quer você odeie ou ame, a mídia social é uma ótima ferramenta para reunir pessoas, incluindo os membros de sua igreja.

E é por isso que criamos esse guia 100% completo sobre como turbinar as redes sociais da sua igreja.

As melhores plataformas de mídias sociais para a sua igreja

De fato existem diversas redes sociais com recursos e objetivos distintos. Mas devo criar uma conta em qual rede social? A igreja deve estar presente em 1, 2,3 ou 10? A melhor dica que podemos te dar em relação a isso é:

ESTEJA PRESENTE NAS REDES SOCIAIS QUE OS SEUS MEMBROS ACESSAM.

Simples assim!

Além disso, não é preciso estar em todas as mídias sociais existentes. Primeiro confira o tamanho da sua igreja e a sua capacidade de conseguir administrá-las. Acredito que 2 ou 3 contas em diferentes redes sejam o suficiente.

Então, confira algumas recomendações das plataformas mais utilizadas no momento:

1 – Instagram

O instagram é a rede social do momento! O seu maior público são adolescentes e jovens e ela é a ferramenta ideal para se conectar com todos eles.

Logo acima está uma imagem com o público alvo de um perfil no instagram que administro o @iasd.brito

2. Facebook

Muitas pessoas ainda utilizam o Facebook e por isso ela é essencial na sua estratégia de mídia social para sua igreja.

Com vários recursos e a possibilidade de criação de perfis, páginas ou grupos o Face é uma boa forma de estabelecer uma conexão duradoura com o seu público.

3. Youtube

Sua igreja produz muitos vídeos? Então não pode deixar de ter um canal no Youtube para compartilha-los.

Além de atingir os membros da sua igreja, você pode mostrar para o Brasil e o mundo tudo que sua igreja faz e realiza. (já que o Youtube é um dos maiores mecanismos de buscas existentes)

4. Twitter

Muito famosa em uma parte do Brasil e na outra não. O Twitter é uma excelente plataforma que você deve fazer o questionamento do começo do artigo: Meus membros usam essa plataforma? Se a resposta for: SIM. Use-a e abuse rs.

5. Whatsapp (EXTRA)

Sei que o Whatsapp pode não ser considerado uma rede social e sim um aplicativo de troca de mensagens. Porém, a criação de grupos nele com os membros da sua igreja pode ser a forma mais fácil e eficaz de se comunicar e gerar engajamento.

3 Tipos de posts sociais que as igrejas devem publicar toda semana

Existem muitos tipos de posts que as igrejas precisam obrigatoriamente publicar toda semana, e é exatamente sobre eles que vamos falar agora:

1 – Anúncios e Notícias

Não sei qual é o seu propósito na criação de uma rede social para sua igreja, mas acredito que um dos principais benefícios em usa-la para sua congregação é para anunciar eventos e notícias relacionadas a igreja.

Por isso, não deixe de divulgar os cultos, eventos, programações e todos os seus projetos.

2 – Retrospectivas

Mais uma coisa indispensável são as retrospectivas dos últimos eventos. Tenha uma equipe qualificada para tirar fotos ou vídeos das programações da igreja, e logo em seguida poste nas suas redes sociais.

Isso vai gerar mais engajamento, curtidas e compartilhamento da sua página online.

3 – Conteúdo Cristão

Mais um item essencial para suas mídias sociais é a divulgação do evangelho através dela.

Compartilhe frases bíblicas, frases de autores cristãos e qualquer conteúdo seja musical, escrito ou audiovisual relacionado ao mundo gospel.

Ideias Criativas De Postagem Que Você Precisa Usar Hoje Mesmo

Você já sabe o que precisa postar, mas agora vamos te ajudar ainda mais mostrando ideias criativas e práticas de postagens para redes sociais da sua igreja.

PS: Primeiro analise qual o seu objetivo da sua rede sociais e por fim use as dicas de posts que se encaixam nele.

Se o seu perfil será voltado para os jovens, procure conteúdos para esse público. Já se deseja criar algo mais sério e para a igreja como um todo descarte algumas opções.

1 – Faça Perguntas

Uma forma eficiente de gerar engajamento e interação nas suas redes sociais é fazendo perguntas para o seu público-alvo.

Alguns exemplos:

E por aí vai… Quando mais perguntas mais engajamento, então aproveite essa dica.

2. Sorteios

Criar sorteios é uma estratégia muito utilizada por perfis no instagram e você também pode criar um para promover ainda mais o seu perfil.

Criando um sorteio você poderá gerar mais seguidores, comentários, compartilhamentos e até mesmo visita na igreja. (É só uma das regras do sorteio ser está presente no culto X).

3. Memes Cristãos

Essa ideia é mais para um público jovem. Todo mundo gosta de memes, e quando eles são voltados para o mundo gospel melhor ainda.

Já criamos um artigo aqui no blog sobre Os Melhores Perfis de Instagram Cristão e lá você pode ter algumas dicas de perfis de humor.

4. Memes Exclusivos

JA = CULTO JOVEM*

Como assim, Memes Exclusivos? É simples! Pegue fotos da sua igreja e crie memes a partir delas. Isso gera muito mais interesse e envolvimento por ser algo único.

Quanto mais memes você cria, mais criatividade terá.

5. Frases Criativas

Essa é uma ideia parecida dos Memes Exclusivos, pegue imagens da sua igreja e crie frases bíblicas relacionadas a ela. Isso é muito melhor do que adicionar uma imagem qualquer da internet.

PS: Sempre que possível use coisas DA SUA IGREJA LOCAL, isso gera muito mais interesse dos membros. Exemplo: Vai fazer um banner de dia dos pais? No lugar de colocar uma foto de algum pai da internet, pegue uma foto de um pai da sua igreja.

6. Reflexão dos Sermões

Tire uma foto do palestrante do dia, adicione alguma frase que ele falou na foto e coloque uma descrição sobre o assunto.

Assim as pessoas que assistiram a mensagem refletirá o sermão quando chegar em casa e além disso perceberá como o gerenciador de redes socais da igreja é toppp rsrs.

7. Pedidos de Oração

Crie postagens perguntando aos usuários se você pode orar por eles. A resposta pode ser nos próprios comentários ou no privado.

PS: Reuna alguns lideres para estar orando por esses pedidos.

8. Compartilhe sugestões de músicas ou Playlists

Tem muita música gospel boa que são desconhecidas por muita gente. Então sugira músicas e playlists no Spotify, Youtube ou similares para o seu público. E não esqueça de perguntar sugestões deles também.

9. #TBT

Relembre acontecimentos antigos e que fizeram história.

10. Crie pesquisas

Sempre é bom mostrar a realidade da igreja local. Então no lugar de mostrar pesquisas mundiais, faça uma pesquisa na sua igreja sobre determinado assunto e divulgue nas suas redes sociais.

Exemplos de pesquisas:

Qual público mais lê a bíblia na igreja?

Aqui você faz a pesquisa com toda a igreja, depois separa por públicos divide e divulga o resultado final.

Criamos uma pesquisa sobre o uso da internet com os membros da igreja local e você pode conferir o resultado nesse link.

11. Divulgue os seus líderes

Crie postagens mostrando quem são os líderes da sua igreja e uma breve descrição sobre cada um deles.

12. Jogo de adivinhações

Na verdade, existe apenas uma chave para o sucesso a longo prazo nas mídias sociais: engajamento. Se tudo o que você está fazendo é usar as redes sociais para divulgar eventos, não verá resultados. 

Se você está lutando contra o engajamento social, uma maneira infalível de mudar é realizar um concurso de jogos de adivinhação, no qual você precisa adivinhar um número e, então, observe o resultado.

13. Dicas de Leitura

Divulgue bons livros e recomendações de leituras. O ideal é colocar a foto do livro e uma breve descrição sobre o mesmo.

14. Vídeo Retrospectiva

Crie um vídeo nostálgico com a história da sua igreja.

Caso deseje ter um vídeo igual o de cima com as fotos da sua igreja entre em contato na nossa página Vídeos Para Igreja. Valor: R$145.

15. O espaço em branco

Uma ótima maneira de incentivar o envolvimento é usar uma postagem de preenchimento em branco. Se você está tentando obter comentários e curtidas, use essa postagem para atingir esse fim.

16. O assento vazio

Informe as pessoas que elas são importantes para a comunidade. O visual de um assento vazio é uma ótima maneira para conseguir isso, mas não é a única. Sinta-se à vontade para ser criativo e criar algo relacionado.

17. O herói desconhecido

Existem muitas pessoas na igreja que fazem um trabalho magnífico só que só nos bastidores. Coloque os holofotes neles para variar e dê a eles algum crédito social pelo empenho em que servem para Deus.

Clique aqui e veja um vídeo exemplo de uma homenagem para a zeladora da igreja.

Com que frequência postar nas redes sociais da igreja

Você já recebeu várias ideias criativas de posts para suas redes sociais, mas com qual frequência realizar as postagens?

Neil Patel que foi considerado um dos 10 melhores profissionais de marketing segundo a Forbes disse o seguinte:

Se você publicar com pouca frequência, seu público esquecerá que você existe. No entanto, se você estiver postando com muita frequência, você se tornará um incômodo completo e eles terão pavor de ver suas postagens superlotando o feed delas.

É preciso encontrar equilíbrio entre frequência e qualidade nas postagens.

Tem igrejas que querem postar somente publicações “perfeitas” e por isso acabam postando poucas vezes durante a semana.

Uma pessoa que quer mudar sua aparência física, mas só vai para academia quando está 100% feliz e disposta não terá os mesmos resultados daquela pessoa que vai todos os dias mesmo não estando tão bem.

Por isso, não gaste horas e horas planejando algo perfeito, tenha constância nas suas postagens e busque ter uma qualidade razoável.

Como dizemos no início equilíbrio entre QUALIDADE E FREQUÊNCIA.

Além disso, cada rede social tem seus algoritmos e formas de trabalhar diferentes, e por isso você precisa entender cada um deles para saber qual a melhor frequência na rede social que você usa.

Depois de muitas pesquisas criamos uma lista com a melhor frequência para cada rede social.

Iremos abordar:

Com que frequência postar no Instagram

Infelizmente o Instagram não envia todas as suas postagens para os seus seguidores. Por isso recomendamos postar mais publicações assim mais pessoas possivelmente irão vê-las.

A nossa sugestão é 1 ou 2 por dia. Sei que dependendo do tamanho da sua igreja isso pode ser muito. Por isso, tente fazer o mais próximo desse número.

Com que frequência postar no Facebook

A maioria dos estudos mostrou que postar 1 vez por dia é o ideal no Facebook com no máximo 2 postagens.

O Hubspot descobriu que as páginas com menos de 10.000 fãs tiveram uma queda de 50% no engajamento por postagem, se postassem mais de uma vez por dia.

No mínimo, você deve postar em suas páginas do Facebook 3 vezes por semana.

Com que frequência postar no Twitter

Os Twitters tem uma vida útil muito curta, por isso você deve postar mais vezes ao dia.

É por isso que recomendamos um mínimo de 3 twitters por dia e sugerimos a postagem de 15/dia.

Com que frequência postar no Youtube

Produz vídeo para sua igreja? Então o Youtube é a melhor forma de compartilha-los.

A nossa recomendação é a postagem de 3 vídeos por semana e no máximo 7.

A dica de OURO

Para você que ficou até o final, vamos te dar mais uma dica incrível para gerar mais curtidas, likes e seguidores:

Impulsione as suas publicações nas redes sociais!

Como assim impulsionar? Plataformas como o Facebook, Instagram e Youtube oferecem espaços para anúncios nos seus sites.

Nem todo o seu público recebe as suas postagens (infelizmente), por isso, você pode pagar para essas ferramentas impulsionarem suas publicações para mais pessoas.

Você escolhe quanto deseja investir. Quanto mais investe, mais será o retorno.

E aí, gostou do artigo? Espero profundamente que ele lhe possa servir de Guia para turbinar as redes sociais da sua igreja.

Não esqueça de compartilhar e deixar nos comentários suas dicas e qual mídia social você utiliza.

Sair da versão mobile