Depois que Jesus ressuscitou dos mortos, ele apareceu aos seus discípulos em várias ocasiões. Isso ele não fez apenas em um único dia, mas em vários dias entre sua ressurreição e ascensão ao céu.

Mas, Quantas vezes para ser exato?

Tecnicamente falando, não sabemos cada vez que Jesus apareceu aos seus discípulos durante estes 40 dias. O próprio João explicou que os relatos do Evangelho não são um registro histórico completo, “Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro.” (João 20:30).

No entanto, os Evangelhos registram vários deles. Ao todo, Jesus é registrado como aparecendo 10 vezes a seus discípulos em seu corpo ressuscitado.

1. Maria Madalena

Jesus lhe disse: “Maria! ” Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: “Rabôni! ” ( que significa Mestre ). Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.” (João 20: 16-17)

2. Outras mulheres (possivelmente Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago)

As mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo anunciá-lo aos discípulos de Jesus. De repente, Jesus as encontrou e disse: “Salve! ” Elas se aproximaram dele, abraçaram-lhe os pés e o adoraram. Então Jesus lhes disse: “Não tenham medo. Vão dizer a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia; lá eles me verão”.” (Mateus 28: 8-10)

3. Dois discípulos na estrada para Emaús

Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; (Lucas 24: 13-43)

4. Simeão (a primeira vez)

“O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” (Lucas 24:34)

5. Os discípulos (sem Tomé)

Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: “Paz seja com vocês! ” (Lucas 24:36)

6. Os discípulos (com Tomé)

Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! ” E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”. Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! ” Então Jesus lhe disse: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”. (João 20: 26-29)

7. Sete Discípulos

Depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades. Foi assim: Estavam juntos Simão Pedro; Tomé, chamado Dídimo; Natanael, de Caná da Galiléia; os filhos de Zebedeu; e dois outros discípulos. (João 21: 1-2)

8. Mais de 500 discípulos

Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. (1 Coríntios 15: 6)

9. São Tiago e os Apóstolos

Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos; (1 Coríntios 15: 7)

10. Antes da ascensão

E levou-os fora, até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém. (Lucas 24: 50-53)

Espero que esse artigo tenha te ajudado a sanar as suas duvidas sobre quantas vezes Jesus apareceu após a sua ressureição. Não esqueça de compartilhar esse blog nas suas redes sociais e deixar o seu comentário 🙂